domingo, 7 de março de 2010

Educação Ambiental e para o Consumo

Educação ambiental

É um ramo da educação cujo objetivo é conhecer mais sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm issolado o mundo nas últimas décadas. A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. O homem se sente sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Ela desenvolve uma prática que o educa com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida. Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a colectividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a reflectir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção.


Educação para o Consumo "Sustentável"

Refere-se à maneira como se consomem os recursos naturais para que se satisfaçam as necessidades da comunidade. Por exemplo a água, um bem essencial à vida, que existe cada vez em menor quantidade para uma crescente população mundial devido ao aquecimento global. Dois por cento da água potável mundial está nos icebergs a derreter, provocando a subida do nível do mar. Com isto, a água potável que derrete mistura-se com a água salgada e fica imprópria para consumo humano, daí ser tão necessária a poupança de água. Podemos poupar água quando lavamos os dentes, não deixando a torneira aberta durante o acto da lavagem ou, em vez de tomar banho de imersão, tomar um duche. Também podemos poupar energia, utilizando lâmpadas florescentes, as quais demoram mais tempo a aquecer, mas têm uma longa duração. Quando desligamos a televisão, em vez de desligar no comando, deve-se fazê-lo no próprio ecrã.

Filipe Soares N°9

sexta-feira, 5 de março de 2010

Processo de fabricação
A reacção de transesterificação
O biodiesel é comumente produzido por meio de uma reacção química denominada transesterificação. No caso específico para a reacção abaixo, os triacilglicerois de origem animal, reagem com o metanol, na presença de um catalisador, produzindo glicerol (subproduto) e o éster metílico de ácido graxo (biodiesel, conhecido pelo acrônico em inglês FAME - fatty acid methyl ester). A reacção de transesterificação pode ser catalisada por ácido ou base.
Os consumidores e a consciência ambiental O crescimento da população mundial, a disseminação e popularização do estilo de vida e de consumo dos países desenvolvidos e o seu modelo de desenvolvimento económico e tecnológico, tem sido responsáveis pela destruição sistemática do meio ambiente. Um dos problemas associados às questões ambientais é o actual nível e padrão de consumo dos indivíduos que, a serem mantidos ou generalizados, podem comprometer o uso dos recursos naturais pelas gerações vindouras. O conceito de consumo sustentável surge assim como a forma de tomada de consciência do consumidor do problema ambiental decorrente do actual modelo de desenvolvimento dos países industrializados e, a adopção do comportamento consequente, como a tentativa de reduzir impactos ambientais adversos.
patrcia nº17